Como usar o Slack de forma mais produtiva

Como ser mais produtivo no Slack

O Slack tornou-se uma ferramenta fundamental na comunicação em um ambiente colaborativo, aqui na Fretebras por exemplo, ele é essencial para a organizar e promover a comunicação dos colaboradores.

Se você tem interesse em saber como organizamos nosso time e lidamos com a comunicação entre as áreas tech e produto, te convido a dar uma olhadinha no artigo squads e comunicação.

O que é Slack?

O Slack basicamente é um hub de comunicação em tempo real que une pessoas, aplicações e dados.

É uma ferramenta completa e abrangente, com recursos avançados que permitem conversas individuais ou em grupos, chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de arquivos, além de integrar-se com vários aplicativos e serviços. Tudo isso de maneira simples e intuitiva.

Imagem retirada do site oficial do Slack em 03/2020

Noções básicas do Slack

Se você nunca usou o Slack antes, te recomendo fortemente a dar uma olhadinha nessa série de publicações produzidas pelo próprio time do Slack, lá você irá aprender o básico para começar.

Noções básicas do Slack
Agora é mais fácil aprender a usar o Slack: tutoriais, dicas e vídeos sobre como se conectar, manter a organização e…slack.com

Se você já usa o Slack no seu dia-a-dia, não deixe de conferir as dicas de produtividade da seção abaixo.

Dicas de produtividade no Slack

Os comandos mostrados abaixo foram exemplificados em inglês. Se o seu Slack estiver configurado em outro idioma, talvez será necessário traduzir alguns desses comandos para o idioma correspondente. Ok?

1. Conheça e use os atalhos de teclado

O Slack possui uma lista enorme de atalhos que podem agilizar muito a sua rotina. Para exibir essa lista completa pressione Ctrl + / ou ⌘ + / (no Mac).

Vou comentar brevemente alguns atalhos que costumo usar:

  • Marque mensagens não lidas:
Alt + click na mensagem ou Option + click na mensagem (no Mac)

Se você ler uma mensagem na qual você não tem tempo para responder naquele momento, use esse atalho para marcar a mensagem como não lida. Isso facilita lembrar de voltar nessa mensagem mais tarde.

  • Alterne rapidamente entre as conversas sem precisar tirar as mãos do teclado (Jump to).
Ctrl + K ou + K (no Mac)

Essa é uma das maneiras mais rápidas de navegar entre channels e conversas.

  • Marque todas as conversas e notificações como lidas
Shift + Esc

Se o seu Slack está com vários channels com notificações não lidas e você deseja marcar todas elas como lidas de uma única vez, esse atalho pode ser bastante útil pra você.

Achou um pouco exagerado marcar todas as conversas e notificações como lidas?

Use apenas o Esc para marcar como lida as mensagens e notificações apenas na janela da conversa que está aberta.

2. Envie mensagens rápidas

Basta digitar /dm @nomedousuario ou /msg @nomedousuario na caixa de texto de qualquer janela para enviar uma mensagem direta para quem você quiser.

3. Lance uma enquete de forma estruturada

Precisa fazer uma votação com os membros do seu Slack? Pois pronto, saiba que o Slack conta com um recurso específico pra isso.

Basta digitar:

/poll “Pergunta?” “opção1” “opção2” … "opção5"

Veja uma demonstração abaixo:

Para votar, basta que o usuário clique na opção escolhida. O voto já será computado e o seu nome será vinculado a essa opção.

Deseja fazer uma enquete com votação anônima?

Sem problemas! basta escrever a palavra anonymous no final da enquete, dessa forma:

/poll “Pergunta?” “opção1” “opção2” … "opção5" anonymous

4. Use Gifs para uma comunicação mais dinâmica

Se você adora gifs, então você precisa conhecer esse recurso! O Slack possui uma integração com o GIPHY (Um dos maiores repositórios de gifs do mundo).

Você pode enviar um Gif pelo Slack digitando apenas:

/giphy palavra_desejada

Não gostou do primeiro gif que apareceu?

Sem problemas! Basta apertar o botão Shuffle até aparecer um gif que você curta.

5. Ative o “Não Pertube” quando necessário

Se você for fazer uma apresentação, se estiver participando de alguma Call ou simplesmente quer ficar concentrado em alguma atividade, suspenda as notificações do Slack por um determinado período e fique focado no que é importante naquele momento. Você pode fazer isso de duas formas, veja:

  1. Clicando no ícone de notificações (sino) no canto superior esquerdo:

2. Através do atalho /dnd (do not disturb), por exemplo:

/dnd for 1 hour
/dnd for 2 hours

6. Edite o seu status

Editar o status é uma maneira de informar à sua equipe o que você está fazendo e indicar a sua disponibilidade, isso é importante porque as pessoas acabam tomando conhecimento sobre sua situação e não ficarão tão frustradas se você não responder com agilidade se o seu status estiver “em horário de almoço” por exemplo…

Para trocar seu status basta clicar no nome do seu workspace no canto superior esquerdo e na opção Set a status (Os atalhos são Ctrl + Shitf + Y ou ⌘ + Shift + Y no Mac). Você pode escolher alguns status que já vem por padrão no Slack:

Mas, você também pode customizar uma mensagem, adicionar um emoji e ainda definir data e horário para que o status seja removido automaticamente:

Para limpar o seu status a qualquer momento, basta ir na opção Clear status.

7. Lembretes

Hoje em dia lidamos com um volume muito grande de informações diariamente, fica praticamente impossível lembrar de tudo sem ter alguma ferramenta para nos auxiliar.

O Slack conta com um recurso exclusivo para esse tipo de situação, o “/remind” com ele é possível enviar para você, para outros membros ou até para os channels um lembrete sobre tudo: reuniões importantes, tarefas pendentes e etc.

/remind “@alguem ou #channel” “o que precisa ser lembrado” “quando”

Você pode fazer quantos lembretes quiser. Para ver a sua lista de lembretes use o comando:

/remind list


Também é possível fazer várias combinações para configurar um lembrete conforme sua necessidade, para isso recomendo que você acesse a documentação oficial e veja os detalhe de como definir um lembrete no Slack.

8. Não sabe responder ou tá sem reação? Digite “/shrug”

O comando /shrug é um atalho para gerar o bonequinho ¯\_(ツ)_/¯

9. Interaja com você mesmo!

Sabia que é possível “conversar sozinho” no Slack? É só mandar mensagens para @seuusuário.

Faça isso para salvar links que quer ler depois ou salve mensagens temporárias nas quais você gostaria de pensar e estruturar um pouquinho melhor antes de envia-las.

Ou use isso pra “treinar” todas as dicas acima!


Gostou? Deixei seu comentário.

Written by 

Software Engineer na Fretebras. Conversor de café em código, aspirante a empreendedor, apaixonado por tecnologia e investimentos. Um cara tranquilo e ainda, um pai de família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =