Meetup: O que é? E qual a sua importância?

O termo Meetup vem do inglês meet up e significa encontro, esse termo nasceu nos EUA, e é praxe na região do Vale do Silício. Aos poucos, se espalhou pelo mundo, transformando convenções — geralmente monótonas e formais — em momentos descontraídos, que estimulam o networking de forma espontânea, disseminando conhecimento e proporcionando o aprendizado entre os participantes.

Fretebras Meetup #1 - Mobile Technology (Sede da Fretebras em Catalão-GO)
Fretebras Meetup #1 – Mobile Technology (Sede da Fretebras em Catalão-GO)

O que é Meetup?

Meetup é um encontro informal com o intuito de reunir pessoas com habilidades, hobbies e ideologias semelhantes, ou seja, pessoas que compartilham interesses em comum.

Como o Meetup é um encontro informal, a condução do evento ocorre de forma espontânea e descontraída — não há solenidades, protocolos cerimoniais, regras rígidas de etiqueta ou algo do tipo. A ausência dessas características tornam esse evento cada vez mais popular, pois esse tipo de ambiente ajuda no networking, atrai mais participantes e estimula o engajamento dos mesmos.

Apesar dos Meetups serem extremamente populares no ecossistema tecnológico, o tema dos encontros podem reunir outras comunidades e assuntos, como por exemplo, grupos que desejam melhorar seu condicionamento físico através da prática de exercícios, até grupos que discutem sobre moda e beleza. O importante aqui é sempre ter em mente que os Meetups reunem pessoas que possuem interesses em comum, independente do nicho!

Por que os Meetups são importantes?

  1. Conhecimento
  2. Networking
  3. Troca de experiências
  4. Inovação
  5. Visibilidade, credibilidade e referência

Os pontos citados acima são só alguns dos benefícios que os Meetups proporcionam. Todos nós, independente da área de atuação, devemos nos conscientizar sobre a importância desse tipo de evento. 

1. Conhecimento:

O mercado está em constante evolução, os profissionais que não buscam pela atualização dos seus conhecimentos acabam ficando para atrás. A participação em Meetups é uma excelente alternativa para se manter em dia com os assuntos e tendências de mercado.

Além de distribuir conhecimento, os Meetup também tem o poder de despertar seu interesse em um novo conceito ou tecnologia.

2. Networking:

Com certeza o networking é um dos principais pilares que sustentam o encontro, é impressionante a capacidade que os Meetups possuem de aumentar a rede de contatos de seus frequentadores. Conectar-se com pessoas fora do seu alcance provavelmente lhe dará boas chances de crescer como pessoa e profissional. Afinal de contas, o seu próximo colega de estudos, empregador, mentor, sócio, amigo ou até concorrente pode ser alguém que você acabou conhecendo de forma totalmente espontânea em um Meetup!

3. Troca de experiências:

Todos nós temos caminhos diferentes na vida e cada um de nós aprende lições diferentes ao longo dessa trajetória. Sempre existe alguém que é referência em determinado assunto, por isso, o simples ato de reunir-se para discutir e apresentar ideias e conceitos de interesse comum possibilita a promoção e a troca de conhecimento mútuo entre os participantes, onde são compartilhadas boas práticas, insights e cases de sucesso baseados nas experiências vivenciadas por cada um.

4. Inovação:

Em um mundo cada vez mais dinâmico, em constantes evoluções, é muito importante ficar ciente das tendências e acompanhar novas tecnologias. Os Meetups nos proporcionam uma maneira descontraída de acompanhar toda essa evolução, pois uma infinidade de técnicas, processos, sistemas e tecnologias entram no foco dos encontros com abordagens que podem surpreender até as autoridades no assunto.

5. Visibilidade, credibilidade e referência:

O Meetup é um recurso poderoso para todos os participantes, porque dá a eles a oportunidade de se posicionarem como autoridades naquele assunto, ou seja, é uma verdadeira vitrine para alguém que de fato domina, tem propriedade ou é especialista no assunto abordado. Isso acaba gerando uma imagem forte e confiável.

Com essa visão em mente, as pessoas ficam mais à vontade e dispostas para tirarem dúvidas, proporem parcerias e até fecharem negócios com você.

Conclusão

Os Meetups servem de ponte para fortalecer a interação entre pessoas, comunidades e empresas em prol de objetivos em comum. Estreitar os laços é algo extremamente benéfico para o ecossistema como um todo.


Você já frequentou esse tipo de eventos? Não se esqueça de contar suas experiências nos comentários.

Written by 

Software Engineer na Fretebras. Conversor de café em código, aspirante a empreendedor, apaixonado por tecnologia e investimentos. Um cara tranquilo e ainda, um pai de família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =